Redação composta por Gustavo Carvalho.

Discriminação com os diferentes

     Vivemos em uma sociedade capitalista, onde julgamos a todo o tempo tudo aquilo o que nos cerca, sendo desde produtos até serviços. O mesmo ocorre com os seres humanos. Por exemplo, ao observar na rua uma pessoa com um visual muito diferente do seu, você faz inconscientemente um julgamento prévio de sua personalidade. Entretanto, não há garantia alguma de que este seu pré conceito esteja correto, sendo este muitas vezes depreciativo, ou seja, um preconceito.
  Este problema muito comum no cotidiano da população, já atinge a todas as pessoas, de todas as idades, gêneros, culturas e etnias. Devido a tamanha abrangência o preconceito pode ser classificado como: racial, de acordo com as características físicas da pessoa; social, de acordo com a classe social, estudo, origem ou ideais; e sexual, de acordo com o gênero.
  Em nosso dia a dia, o preconceito pode ser observado em diversos ambientes e em diferentes situações, sendo um problema muito comum e muito grave, podendo atingir pena por sua prática de até cinco anos de prisão. São constantes casos de jogadores de futebol sendo ofendidos por sua etnia, homossexuais sendo atacados pela sua opção sexual, mulheres recebendo salários menores do que o dos homens e empregadas domesticas sofrendo de piadas pela maneira que falam, por exemplo.  
     Uma forma muito esquecida deste crime, mas muito comum, consiste no preconceito linguístico. Este atinge não só as pessoas com menor escolaridade, mas também as que possuem uma ampla  gama de conhecimento, dependendo do ambiente de cada uma. Uma pessoa que não fala em acordo com a regra padrão é vista como pobre e relacionada a origem negra, em muitos casos. Já uma pessoa que fala de maneira formal em um grupo social é mal vista pelos componentes presentes.
  Aqueles que sofrem com o preconceito necessitam, em muitos casos, de uma ajuda psicológica para superar tal discriminação, que pode gerar violência não só verbal como física. Desta forma, devemos inibir esta pratica tão difundida em nossa sociedade que vai contra a legislação brasileira e seus princípios de direitos iguais a todos os seus cidadãos.

Por Gustavo Carvalho

18 comentários:

adorei

Este comentário foi removido pelo autor.

O Brasileiro é tão sarcástico que ao invés de se unir para lutar contra o " Estado, o governo", eles querem guerrear contra um povo que luta todos os dias para conseguir o pão de cada dia, seja na sua terra ou nas grandes cidades, estamos na mesma situação, somos todos Brasileiros cada estado com a sua cultura, crença e belezas que por sinal quanta beleza tem o meu nordeste, nós nordertinos somos acolhedores, eu não moro lá atualmente mas passo férias e eles sabem receber muito bem o turista independente de onde ele é, e quando é de fora aí que o acolhimento é maior!Queremos ser apenas respeitados,cadê os direitos iguais? Me desculpa pelo desabafo, sou apenas uma " nordestina" cansada de sofrer PRECONCEITO REGIONAL!

ERICA MIRANDA.

obrigada me ajudou muito,a ter ideias para a minha redação

Amei muito bom

adorei

Muito Legal adorei!!!

Muito Legal adorei!!!

com esse,texto vou tirar nota, maxima

Concordo kkkk tambem copiei

Este comentário foi removido pelo autor.

Gostei muito do texto me ajudou a fazer uma redação.
Só tem um pequeno detalhe,em uma parte do texto vc usa o termo "opção sexual" e esse termo é errado o certo seria orientação sexual ou condição sexual. Mas o texto ficou ótimo obrigada.

Ótimo texto ... ... Só o "opção sexual" que ficou impróprio ...

Gostei muito vou copiar kkkkkk será que eu tiro 10 em REDAÇÂO kkkkk

professora fez todo mundo copiar o texto mas a maioria parou no meio tipo eu

Massa

Também me ajudou muito pra minha redação de religião

Muito bom

Postar um comentário

Sobre o Blog

Concebemos o blog com o intuito de proporcionar um ambiente com informações de qualidade ao leitor. Desta forma, postaremos novos conteúdos a cada semana sempre com linguagem simples e acessível. Com posts variando desde videos até textos, iremos compor o blog pouco a pouco abrangindo diferentes materias como português e educação fisica, por exemplo. A escolha do nome do blog refere-se a um mar de informações que temos acesso nesta nova realidade, com novidades a cada momento proporcionadas pela evolução dos meios de comunicação e com o surgimento da internet.